Quando falamos na indústria de modo geral, a confecção e o trabalho com peças de metal exige que diversos procedimentos sejam cumpridos — a caldeiraria industrial é um deles, sendo uma das etapas mais importantes. Afinal, a caldeiraria é o processo metalúrgico que serve de base para o desenvolvimento de qualquer tipo de estrutura ou maquinário pesado dentro de uma usina. Ela é responsável por soldar, cortar, moldar e construir peças que poderão servir para variadas finalidades.
Não é a toa que a a caldeiraria industrial é um serviço amplamente utilizado nos dias de hoje, seja por conta de sua versatilidade ou de sua abrangência na área. Ora, versatilidade porque é o serviço que tem como função a fabricação de uma ampla variedade de equipamentos, e abrangência porque atende empresas de diversos segmentos, com produtos que possuem inúmeras funções. Só para se ter uma ideia, ela faz parte da indústria automotiva, hidrelétrica, eólica, química e alimentícia — e esses são apenas alguns exemplos.
E o setor é importante, também, pois realiza a fabricação de equipamentos essenciais para o bom funcionamento de outros setores do mercado. Imagine a rotina de um porto: além do intenso tráfego de navios e outras embarcações, existem enormes estruturas metálicas que são responsáveis por movimentar as cargas e contêineres, dutos e esteiras que fazem o transporte de grãos dos silos até as embarcações, elevadores e guindastes que ajudam no controle das atividades e etc. São todas estruturas que, em algum momento, tiveram de passar pelo processo de caldeiraria.
Mas afinal, como funciona o processo de Caldeiraria?
Existem dezenas de variações para o que podemos chamar de “modus operandi” da caldeiraria — tudo depende do ramo de atuação e do tipo de projeto que é levado em conta. Contudo, quando falamos em caldeiraria pesada, vale lembrar que ela costuma ser realizada de forma individual, sendo iniciada a partir de um projeto desenvolvido por um profissional de desenho industrial. Com este documento em mãos, o operador da caldeiraria deve estudar bem o projeto para conhecer todos seus detalhes. Feito isto, agora é transpor para a “vida real” o que está no desenho.
E, para que o produto não seja fabricado com falhas, são necessárias aptidões deste operador, como conhecimento profundo do projeto e know-how sobre o seu ofício, além de muita habilidade e precisão. Afinal, qualquer pequeno erro cometido na confecção de equipamentos desta natureza, como por exemplo, alguma medida errada, pode gerar grandes transtornos, desde defeitos na utilização da peça até a sua perda total. Isto, comumente, significa grandes prejuízos financeiros.
E quem é responsável por tudo isso?
E o caldeireiro é o metalúrgico responsável por atuar nesse departamento. Ele precisa ter uma alta qualificação técnica, pois será responsável por fabricar ou reparar peças de complexidades variadas! Aqui, a principal competência de um caldeireiro está ligada ao conhecimento dele a respeito dos variados tipos de metais. Contudo, seu trabalho também envolve uma vasta área de conhecimento em geometria, desenho mecânico, matemática e metrologia. Lembre-se que, quanto mais qualificado for esse profissional, melhor será o resultado final!
Por isto, para evitar “dor de cabeça” ao contratar os serviços de caldeiraria pesada, é importantíssimo verificar se o seu fornecedor trata-se de uma empresa conceituada e especializada no assunto. Lembre-se que uma empresa especializada na área de caldeiraria industrial deve possuir, obrigatoriamente, alguns equipamentos especiais, como equipamentos de corte específicos, equipamentos de dobra, guilhotinas e prensas. Além de, é claro, contar com uma equipe qualificada e eficiente, que possua experiência no mercado.
Calandragem e soldagem: entenda os processos da caldeiraria industrial
Para que a caldeiraria funcione, ela é dividida em alguns processos variados. E para entender o que uma caldeiraria faz, é importante conhecer também calandragem e soldagem. A calandragem é reconhecida pela utilização e uma máquina especial que se chama Calandra. A Calandra consegue transmutar placas planas de metal em formatos cilíndricos ou cônicos, sem comprometer a qualidade do metal no momento da curvatura. Se trata de uma máquina extremamente complexa, e exige um manuseio cuidadoso para que se obtenha um o resultado desejado.
Já a soldagem é um dos passos mais conhecidos – e também mais importantes – dentro de uma caldeiraria. E quando analisamos o que uma caldeiraria faz, é praticamente impossível não falar de soldagem. Isso porque existem diversos tipos de soldas dentro de uma caldeiraria, sendo que algumas das mais comuns são a solda industrial, a solda TIG e a solda MIG/MAG. Existe ainda a soldagem industrial, onde o profissional deverá, além de fazer a leitura completa do projeto, realizar a traçagem em chapas, os cortes precisos e as dobras variadas.
A importância de contar com uma empresa de confiança
Saber o que uma caldeiraria faz é importantíssimo, mas acima de tudo você deve se preocupar em contratar uma empresa qualificada para realizar qualquer trabalho de caldeiraria. E na Atriumetal, você encontra uma equipe completamente preparada e qualificada para dar vida ao seu projeto, entregando os melhores resultados e soluções na confecção de peças em usinagem. E agora que você já sabe o que uma caldeiraria faz, não deixe de ler o nosso conteúdo exclusivo sobre consultoria especializada na hora de investir na indústria pesada!