+55 047 3447-4900         Seg – Sex: 7:00 – 17:00        comercial@atriumetal.com.br

Muitas empresas, independente do porte e tipo de negócio, esbarram em um problema bastante comum: a falta de espaço — ou a falta de otimização do espaço disponível. Uma questão que tem grande influência no desenvolvimento das suas atividades, no conforto dos trabalhadores e no bom andamento dos processos produtivos é como ganhar espaço e área útil dentro das estruturas físicas da empresa.

Em geral, o centro das atenções na maioria dos negócios está nos processos administrativos da empresa. Por esse motivo, a questão do espaço só é levada em consideração quando já se tornou um problema — fazendo com que as medidas a serem tomadas sejam urgentes.

É comprovado que com espaço mais livre e ambientes favoráveis com melhores estruturas, a produtividade da sua equipe aumenta, o que faz com que o gestor ganhe em lucratividade e agilidade com o seu negócio.
Pensando nisso, listamos aqui cinco dicas importantes para quem quer aproveitar melhor o espaço do seu negócio e ainda dar um upgrade na lucratividade.

Organização Estratégica

O primeiro passo para ganhar mais espaço é organizar a bagunça. Organizar documentos, pastas, jornais, revistas e etc é sempre importante, mas colocar uma ordem nas áreas de produção tem um efeito muito mais impactante no resultado final. Aquilo que não presta ou não tem mais utilidade, como equipamentos antigos e móveis que não tem mais serventia precisam ser ou realocados ou eliminados: o apego à maquinário antigo é um grande problema na indústria em geral. Procure deixar apenas estruturas e equipamentos úteis na sua área fabril.

Dessa forma, tudo que estiver espalhado por sua planta terá uma função específica, de forma que suas equipes vão ser capazes de visualizar e se organizar nas rotinas de trabalho sem dificuldade. Outra dica é que, mesmo que alguns arquivos e documentos ainda não possam ser substituídos pela versão digital, muito deles não precisam ser impressos. Além de fazer economia em papel, é menos coisa para armazenar e entulhar. Então, só imprima e armazene o que for estritamente necessário.

Estruturas multifuncionais

Bancadas e estruturas metálicas para otimização da manufatura da sua empresa são alternativas sempre inteligentes: além de grande resistência à fatores externos, o baixíssimo índice de manutenção garante alto custo-benefício. Estruturas embutidas, prateleiras até o alto, mesas grandes e largas com organizadores otimizam o espaço físico de qualquer repartição, além de deixar a sua área fabril mais funcional e com uma aparência moderna. Empresas especializadas em estruturas metálicas planejadas podem ajudar você a aproveitar o espaço de melhor forma e se adaptar às necessidades de seu negócio e de seus funcionários.

A distribuição e a forma como os móveis são organizados em sua empresa afetam de forma definitiva como os clientes enxergam seu negócio e na satisfação e bem-estar de seus colaboradores. Em um ambiente confuso e desorganizado, os colaboradores irão ficar confusos e prejudicados na hora de cumprir suas metas e objetivos.

Elimine barreiras desnecessárias

Se a sua empresa é composta por diversas salas pequenas, pense na possibilidade de eliminar algumas dessas paredes e fazer um espaço mais amplo, iluminado e espaçoso. Dessa forma, além de ganhar espaço você ainda favorece a comunicação entre a sua equipe e acaba com a noção de hierarquia rígida, promovendo um ambiente de trabalho mais leve e harmonioso. Trabalhe na percepção visual do espaço: é possível passar a impressão de que o espaço é mais amplo do que realmente é. Para isso, basta você focar nas cores da parede, iluminação e distribuição dos equipamentos.

Estruturas para movimentação de cargas

Favoritas em muitas empresas, as empilhadeiras são equipamentos baratos e que ajudam na movimentação das cargas e estoques em diversas maneiras diferentes — o problema é que o uso de empilhadeiras exige alguns detalhes que podem prejudicar o dia a dia do seu negócio. Por exemplo: é necessário que existam caminhos definidos e espaçados para a operação e manobra da máquina, espaço para “estacionar” a empilhadeira, definição de margens e limites para o tráfego dela, além de detalhes operacionais como as restrições da legislação brasileira para o uso de empilhadeiras à combustão na indústria alimentícia, farmacêutica e afins.

É nesse contexto que as pontes e pórticos rolantes se mostram uma vantagem valiosa na hora de organizar a sua área fabril. Com estes equipamentos, você ganha eficiência em movimentação de cargas sem comprometer sua área útil, além de contar com equipamento com um ótimo desempenho energético e com baixos índices de manutenção. Não bastasse, as diversas opções em alimentação de energia permitem uma personalização ainda maior do trabalho, fazendo com que pontes e pórticos rolantes possam ser adaptados de formas diferentes para cada modalidade de operação.

Isso sem falar na agilidade e precisão dos movimentos destes equipamentos, fator que não só otimiza o tempo de operação da sua empresa como supre algumas necessidades e esforços mecânicos da sua equipe. Aqui na Atriumetal, nossa divisão de movimentação de cargas conta com uma equipe técnica especializada em encontrar a melhor solução para o seu negócio, ajudando você a ganhar cada vez mais área útil e preparando seu negócio para disparar no mercado. Faça agora um orçamento com a gente e descubra as vantagens de trabalhar com uma empresa que coloca a eficiência do seu negócio em primeiro lugar!


Atriumetal

Uma empresa movida a desafios, com excelência em soluções para a indústria e atuação nos mais diversos segmentos de engenharia, com projetos próprios, flexíveis e totalmente adaptáveis às necessidades dos nossos clientes e amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *